Blog
O Campeonato do Mundo mais indeciso do que nunca
Os concorrentes ao Campeonato do Mundo de karting, que se realiza este fim de semana em Muro Leccese, no Sul da Itália, disputaram Sábado as suas mangas de qualificação. O Dinamarquês Nikolaj Bollingtoft conquistou a pole position para a pré-final. Mas, como todos os outros, ele sabe que só o resultado final de Domingo conta…
O Campeonato do Mundo de karting é uma prova única. Com o passar do tempo e após cada manga de qualificação, pode-se sentir a pressão aumentar num nervosismo suplementar. Para poder conquistar a coroa, é preciso efectivamente realizar o percurso sem erros. Conseguir um bom tempo nos treinos cronometrados e depois aparecer nos lugares da frente, das mangas de qualificação. Efectivamente, é a classificação do final dessas mangas, que determina os 34 qualificados para a fase final, mas também a grelha de partida da pré-final. Esta penúltima corrida, na qual a partida será dada às 10h45, permitirá definir a grelha de partida da final. Uma confrontação única de 24 voltas (partida às 14h37, em directo na Eurosport) onde no final da qual, eles esperam todos, se encontra a felicidade suprema.
Este Sábado os concorrentes repartidos por 4 grupos, disputaram por conseguinte 3 mangas de qualificação (cada grupo reencontra os 3 outros). Com duas vitórias e um segundo lugar, Nikolaj Bollingtoft (Kosmic-Vortex) assegurou a pole position para a pré-final. Terceiro do « Mundial » em 2007, o Dinamarquês causou forte impressão e conta bem subir um ou dois escalões suplementares, no términos da final.
Mas em caso algum se trata de um domínio absoluto. O Vice-Campeão da Europa Arnaud Kozlinski (CRG-Maxter) e o Vice-Campeão do Mundo Gary Catt (Tony Kart-Vortex), venceram os dois duas mangas. Eles ocupam os 2º e 3º lugares da classificação intermédia, na frente de outros dois Tony Kart : o protegido Britânico da Honda F1, o jovem Will Stevens, e o Campeão do Mundo em título, Marco Ardigo. Autor da pole position na Sexta-feira, este foi perturbado pela alteração das condições de pista, devido às chuvas nocturnas e a um problema técnico. Mas atenção, ao partir do 5º lugar, ele permanece um famoso candidato à sua própria sucessão, da mesma forma que o ex-quadruplo Campeão do Mundo Davide Fore (Maranello-Maxter), 6º da classificação intermédia.
O Britânico Mark Litchfield (Maranello-Maxter), o Francês Manuel Renaudie (Gillard-Parilla), o Britânico Jason Parrott (Birel-Parilla) e o Francês Armand Convers (PCR-TM) também fazem parte do top 10. Em contrapartida, vários pilotos contados entre os outsiders potenciais, não figuram nos 34 finalistas : o Italiano Alessandro Bressan (Kosmic-Vortex), o Francês Jean-Philippe Guignet (CRG-Maxter) e o Italiano Alessandro Manetti (CRG-Maxter), já podem entregar a 2009 os seus sonhos duma coroa mundial…
Info CIK / © Fotografia KSP