Blog
FIA: decisões referentes ao karting do Conselho Mundial de 9 de Março de 2012
Últimas decisões do Conselho Mundial do Desporto Automóvel da FIA referentes ao Karting
Na sua reunião de 9 de Março de 2012 em Milão (ITA) e de acordo com as propostas dos Membros da Comissão Internacional de Karting, o Conselho Mundial do Desporto Automóvel da FIA tomou, entre outras, as seguintes decisões em relação ao Karting :
Regulamentos Desportivos
O Conselho Mundial aprovou o Anexo ao Regulamento Desportivo do Campeonato do Mundo CIK-FIA da KF1, fixando as modalidades de distribuição dos motores por sorteio, o número mínimo de motores a entregar no Parque Fechado pelas Fábricas antes da alocação aos Pilotos e as condições que permitem aos Concorrentes de mudar de marca de motores durante o Campeonato.
O procedimento de pesagem e as penalidades resultantes dos casos de medida abaixo do peso mínimo regulamentar foram revistos. A exclusão por toda a não-conformidade constatada durante os treinos e mangas de qualificação é mantida, mas a exclusão transforma-se, no mínimo, num envio para o último lugar, para toda a não-conformidade constatada durante uma fase final. Esta revisão tem como objetivo evitar qualquer efeito de dupla penalidade como a exclusão de uma fase final, que proibia o Piloto em questão de poder descontar este resultado nulo, na Classificação geral de um Campeonato realizado em várias provas.
No procedimento de partida, o controlo de velocidade (50 km/h máximo) durante as fases de aproximação da linha, foi totalmente removido.
Alinhando-se na regulamentação automóvel, a paragem de uma corrida (exigida em caso de perigo imediato) é substituída pelo princípio de suspensão da corrida. Ao fazê-lo, as diferenças entre os Pilotos antes da suspensão já não serão consideradas. Para o reinício da corrida, a nova partida praticar-se-á sob o modo de procedimento «SLOW» (todos os karts numa única fila atrás do líder). A classificação final da corrida será a correspondente à ordem de passagem na meta, e não a resultante da adição das duas partes consecutivas da corrida.
Regulamentos Técnicos e de Homologação
Por razões de segurança e aplicação imediata, as únicas baterias que podem ser utilizadas no Karting devem ser marcadas «CE» e «RoHS». Além disso, elas deverão ser posicionadas sobre o chassi, numa zona situada à esquerda do assento atrás da barra central, ou atrás do assento.
A partir de 2013 serão suprimidos, nos motores KF, os seguintes controlos : volume dos tubos de transferência, o comprimento do tubo de escape, o perfil interno da saída do tubo de escape, as larguras de acorde das luzes e do plano da junta inferior do cilindro. O valor máximo do ângulo do escape na KF2 será fixado a 194°, independentemente do que figura nas respetivas Fichas de Homologação dos motores.
Novas prescrições técnicas foram validadas para o ignição a homologar a partir de 1/1/2013 para os motores KF, que consistem particularmente a padronizar o esquema básico e os conectores.
Com vista à próxima sessão de homologação de pneus (em vigor a partir de 1/1/2014), foi decidido abandonar a classificação «Soft», e para os pneus «Medium» e «Hard» (duros), de os diferenciar pela sua carcaça para os karts, com e sem caixa de velocidades. A categoria KZ2 será equipada com pneus «Hard» (duros) e a KZ1, com pneus «Medium».
Calendário dos Campeonatos, Taça e Troféus da CIK-FIA 2012
A fim de evitar qualquer conflito de datas com os Grandes Prémios de Fórmula 1 de Itália e de Abu Dhabi, as datas das seguintes provas foram modificadas:
– data da quarta prova do Campeonato do Mundo CIK-FIA KF1 e das Taças do Mundo CIK-FIA KZ1 e KZ2, previstas para Sarno-Nápoles (ITA), avançadas de 6-9 Setembro 2012 para 30 de Agosto-2 de Setembro 2012;
– data da terceira e última prova do Campeonato do Mundo «M18» da CIK-FIA e do Troféu Academia da CIK-FIA, previstas para o Bahreïn, prorrogadas de 1-3 de Novembro 2012 para 8-10 de Novembro 2012.
Artigo 18 do Código Desportivo Internacional da FIA
O CMSA confirmou a disposição do Artigo 18 do Código Desportivo Internacional, segundo o qual, qualquer Piloto de kart que queira participar a qualquer prova (nacional ou internacional) fora do território da sua ASN, deverá ser detentor de uma licença internacional.
Além disso, a CIK-FIA foi mandatada pelo CMSA de fornecer soluções específicas pelas quais uma ASN poderá estabelecer, com a aprovação da CIK-FIA, a ausência de instalações de Karting no seu País. Seguindo uma proposta da CIK-FIA, o CMSA decidiu autorizar os licenciados das ASN do Luxemburgo (ACL) e do Mónaco (ACM) a participarem nas provas nacionais francesas de Karting (para os licenciados do Luxemburgo, apenas na região Alsace-Lorraine) sancionadas pela ASN francesa (FFSA).
A CIK-FIA também foi mandatada para desenvolver diretrizes para uma implementação mais global deste sistema a partir de 2013.
Séries internacionais de Karting
Foram ainda aprovadas as seguintes Séries internacionais : Rotax Max Challenge Grande Final (1 prova), X30 Challenge Europa (3 provas) e International Superkart Series (4 provas).
Info CIK – Tradução Kartcom