Internacional

Genk KZ: Diminuo ou aumento o volume ?

KSP-Kartcom-CIK-European-KZ-Genk-2013-exhaust.jpg

 

Sem querer chatear, parece que os decibéis alarmam em Genk. Enfim, tudo depende do aparelho de medição que consultamos. De acordo com o pequeno sonómetro portátil de GKS (já visto em acção durante a WSK no mês passado) a maioria dos concorrentes do Campeonato da Europa KZ & KZ2 estão conforme no que diz respeito aos limites ambientais da região, e isso, é uma boa notícia.

 

93dbA-max-CIK-Genk-2013.jpg

 

Em contrapartida, os valores publicados nas folhas de tempos dos treinos livres e medidas com o sistema habitual da CIK, são quase todos nitidamente acima do limite autorizado de 108 dB. Está-se antes entre os 110 / 112 db com picos de 114 dB para os piores alunos. De acordo com ecos do paddock, sem nenhuma alteração desde Wackersdorf, o ruído seria muito maior. Assiste-se em alguns a um excesso de imaginação para diminuir o ruído, ou mais concretamente os valores medidos. Grandes ponteiras simples, duplas, saída para baixo ou para cima, redondas ou com bicos de pato, silenciador adicional, bocados de alcatifa, caixa negra mágica, …  Tudo isso não parece impressionar muito a aparelhagem.

 

Se a situação se mantém, mais de 90 % do grupo arrisca-se a uma penalidade desde os cronometrados… A seguir, mas discretamente.

 

 

Info Kartcom / © Fotografia KSP

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *