Reportagem

Sodikart, 1ª empresa de karting no mundo (1/5) : Apresentação

KSP_PKS_001.jpg

 

Uma sagrada organização, viciada na paixão pela competição !
É a impressão que resta após a visita completa e atentiva à fábrica Sodikart, em Couëron, à entrade de Nantes. Numa primeira abordagem, o visitante é surpreendido pelo majestoso edifício, junto à via rapida. Com uma área de quase 7000 m2 e 3 pisos, o conjunto é imponente, permanecendo no entanto elegante. O design da fábrica, foi escolhido para reflectir a filosofia da Sodikart. Sobriedada, elegância e eficácia, é o instrumento indispensável aos 90 funcionários, desde a produção ao comercial, da investigação e desenvolvimento à administração, sem esquecer a competição sob todas as formas. 

 

Lembramos que a Sodikart, é a primeira empresa de karting no mundo. Em média, entre 30 e 40 karts saem diariamente da unidade de produção. Mesmo se o seu Director Gildas Mérian, gosta de se manter discreto sobre o seu sucesso, podemos fazer mais ou menos uma estimativa, de uma produção anual na ordem dos 4000 chassis, no mínimo. A Europa permanece o mais forte mercado da Sodikart em exportação, mas a marca trabalha regularmente com mais de 40 países no mundo inteiro, graças à sua implantação na Ásia, América do Norte, nos Emirados Árabes Unidos e também um pouco em África.

 

KSP_PKS_002.jpg

O espírito de competição reina em todos os andares da empresa e nesse domínio, o serviço comercial não é excepção. A cada um o seu sector geográfico, para os sete comerciais  sedentários reunidos num mesmo « open space », a alguns passos do escritório do patrão. A actividade é permanente, dado que a Sodikart fez uma prioridade da relação clientela, à base de contactos pessoais frequentes. A ligação é igualmente permanente, com os comerciais itinerantes que percorrem o mundo, inimaginável ! O trabalho efectua-se a dois, em função das zonas. Caso haja algum problema no terreno, o processo é gerido, segundo os códigos de prioridade. É o apoio técnico quem toma a iniciativa, com medidas similares às dos grandes construtores automóveis : resposta imediata, acompanhamento do caso, envio de uma equipa ao local, paragem da produção em caso de problema grave : tudo foi previsto até à reunião semanal, entre o staff técnico e o serviço comercial.

 

Veja brevemente a sequência da reportagem Sodikart, em Kartcom.com

 

KSP_PKS_003.jpg

KSP_FBT_004.jpg KSP_FBT_005.jpg

KSP_FBT_006.jpg KSP_PKS_007.jpg

 

 

Reportagem Kartcom / © Fotografias KSP

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *