Blog
Ruído sob controlo em Sarno
O limite de ruído a 108 dB, como nova regra, dá muito que falar no pequeno mundo do karting, apesar de tudo muito conservador. No entanto, a vontade mostrada pela CIK de reduzir as ondas sonoras é indiscutivelmente uma boa coisa para o nosso desporto. Após termos ouvido numerosas críticas no paddock sobre a validade das medidas, fomos ver mais de perto qual era o verdadeiro procedimento. Aparentemente é sério !
A CIK colabora há muito tempo com dois especialistas Italianos em acústica, Studiogamma e Eco Progetti, frequentemente implicados no desporto automóvel, por exemplo no circuito de Monza. Neste caso, a Apex Timing traz a sua experiência para associar os dados aos concorrentes e publicar os valores nas folhas de resultados.
A medição propriamente dita é feita por 4 microfones de alta qualidade suspensos a 2,5m do solo, próximo da linha de cronometragem. O dispositivo é concebido para registar apenas o barulho dos karts. Os microfones são calibrados em cada manhã, com um aparelho de calibragem certificado. A amostra é superior a 50 000 Hz e os dados são então medidos de acordo com uma norma restrita (IEC 651, escala A ou equivalente).
O tratamento dos dados lidos beneficia de uma atenção especial, com complexos procedimentos informáticos automatizados, utilizando programas específicos. Antes de mais, é para garantir que a medição seja válida, ou seja, que corresponde apenas a um kart de cada vez. É necessária uma distância mínima de 0,25 » entre os karts para que a medição seja válida. Qualquer eco é eliminado. As diferentes medições são de seguida associadas ao piloto em causa e uma científica média é calculada eliminando nomeadamente os valores extremos e depois arredondada ao meio-decibel.
O nível atribuído a cada kart durante uma sessão é de seguida acrescentado à folha de resultados correspondente. As infrações ao máximo autorizado de 108 db são finalmente geridas pelos Comissários Desportivos. Castigos previstos pelo regulamento: 3 segundos de penalidade para qualquer excesso de menos de 1 dB, 6 segundos para um excesso entre 1 e 2dB, 9 segundos entre 2 e 3 dB. A exclusão pode ser encarada acima deste valor ou em caso de repetições.
No entanto, como toda a medição é válida apenas no ponto de registo, será preciso adaptar-se e ser ruidoso noutro lugar. Por outro lado, os pilotos bastante silenciosos vão certamente procurar aumentar a potência dos seus motores aproximando-se mais do limite. É o espírito da competição.
E agora, silêncio, isto gira…
Info Kartcom / © Fotografia KSP