Internacional

Falsa boa ideia

O circuito de Bahreïn é particularmente bem estudado no plano de segurança, com escapatórias muito largas e é preciso ser-se verdadeiramente azarado para se ferir.

 

Os primeiros treinos do M18 e do Troféu Academia mostraram que alguns pilotos aproveitavam essas zonas para ganhar velocidade e assim tempo, saindo dos limites materializados por linhas brancas. O que fazer para os dissuadir ? À partida, a solução implementada já não fazia a unanimidade, mas, de seguida, provou ser verdadeiramente inadaptada. Os blocos Tecpro foram colocados, em círculo, próximo do limite da pista, mesmo na saída da curva. O processo foi de uma eficácia diabólica.

 

Tec-Pro.jpg

 

Desde que um kart alargava um pouco a trajectória, o que pode acontecer facilmente em competição, ele chocava com as barreiras de protecção utilizadas inadequadamente, ainda para mais lastradas em vários sítios, e era projectado violentamente num pião em plena curva. Não é necessário fazer um desenho par compreender as consequências no pelotão. Vários concorrentes destruíram um chassi, arruinando as suas esperanças nesta ocasião e um piloto terminou mesmo o seu fim-de-semana no hospital à espera de ser operado. É verdadeiramente lamentável degradar assim a segurança básica de uma instalação notável. 

 

É certo que o traçado de Bahreïn é específico na configuração destas grandes escapatórias e a situação merece ser estudada. Os projectistas do circuito estão conscientes e prontos para procurar soluções simples e eficazes, no sentido de uma auto-sanção no caso de exagero. Com a reactividade e a implicação das pessoas de Bahreïn, o local poderá facilmente tornar-se num laboratório de escala natural para tais experiências.    

 

 

Info Kartcom / © Fotografia KSP 

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *